Quer descobrir como funcionam os diferentes sistemas de embreagem de uma ferramenta pneumática? Descubra nesse artigo essa e outras informações.
Primeiro, você sabe o que são ferramentas pneumáticas?
As pneumáticas são ferramentas que utilizam do ar comprimido como meio principal de energia, com o auxílio de um compressor o ar é capturado, armazenado e o liberado sob alta pressão, transformando-o em ar comprimido.
Essas ferramentas são utilizadas em variados segmentos, como oficinas de reparo e indústrias em geral.
Cada ferramenta utiliza de sistemas de embreagem (ou conhecidos também como paragem) diferentes de acordo com seu modelo, explicaremos um pouco sobre alguns tipos a seguir:
O que são os sistemas de embreagem?
A embreagem, é um sistema presente no funcionamento de uma ferramenta pneumática. Sua função está diretamente relacionada ao aperto da aplicação.
Por exemplo, em uma chave de impacto, a potência da ferramenta é projetada para gerar alto torque. A ferramenta acumula energia girando o corpo e transfere essa energia (impacto) por sua vez para a extremidade do eixo.
Conheça de maneira prática quais os principais tipos de embreagem:
- Martelo Simples
Consiste em uma caixa de martelo que rotaciona, direcionando o martelo para atingir a bigorna com impacto. Após o impacto o martelo desengata da caixa e rotaciona para um novo impacto.
- Duplo Martelo
Consiste em uma caixa de martelo que rotaciona, direcionando dois martelos opostos para atingir a bigorna com impacto. Após o impacto o martelo desengata da caixa e rotaciona para um novo impacto.
- Embreagem de Pino
A esfera eleva o eixo fazendo para que o pino possa atingir a bigorna com impacto. Após o impacto o pino retorna para a posição inicial.
- Embreagem sem pino, ou pino duplo
O martelo atinge a bigorna com impacto, a caixa do martelo empurra o martelo para fora e rotaciona em 360°.
Quer mais informações sobre o funcionamento e as manutenções corretas das ferramentas pneumáticas? Fale com um de nossos especialistas.